TODO O CHARME DA PÁTINA BRANCA

Pátina-01A pátina branca ou provençal, como preferem os decoradores, é originária da Provence, região do sul da França. Com muito charme, essa técnica rústica transforma móveis velhos em peças supermodernas e valorizadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

(Matéria compilada da revista Faça e Venda – fotos de Ricardo Breda).

 

Uma história de incentivo:

AMIGAS E SÓCIAS AO PRIMEIRO ENCONTRO

 

Pátina-02Quando se conheceram, Daniela Saraiva e Vânia Coelho nem de longe imaginavam que se tornariam grandes amigas e sócias em um ateliê artístico. O destino se encarregou de promover o encontro das duas durante uma liquidação em uma escola de artes que estava fechando e vendendo seus materiais. Desde a primeira conversa, ambas perceberam que tinham muitas coisas em comum: a paixão pela arte, um trabalho autônomo e garra para ingressar em um negócio mais ousado. Convictas de que a união faria a força, as duas se juntaram e abriram um ateliê três meses depois. Daniela deixou definitiva a sua carreira de publicitária e investiu em cursos ligados à arte e decoração. Vânia também parou de exercer a sua profissão de fonoaudióloga para dedicar-se em tempo integral aos trabalhos artísticos. Logo a dupla começou a batalhar por seus primeiros clientes e, antes mesmo de mobiliar o ateliê, elas já haviam recebido a encomenda de decorar uma casa na praia. “O cliente gostou tanto de nosso trabalho que nos contratou para decorar também o hall do seu edifício”, lembra com alegria Daniela. “Depois que surge o primeiro trabalho, fica mais fácil”, diz Vânia, “mas não ficamos esperando acontecer: nós vamos atrás de tudo, criamos, executamos, batalhamos por novos clientes”. E tanto esforço tem sido recompensado: em um ano e meio, elas fizeram trabalhos para cerca de trinta clientes.

 

Daniela e Vânia ensinam como fazer uma pátina provençal:

 

Você vai precisar de

- Móvel ou objeto de madeira

- Lixa para madeira n°100, 150 e 180

- Seladora

- Tinner

- Boneca de pano (trouxinha)

- Cera pastosa incolor

- Estopa

- Tinta látex PVA branca

- Pincel macio (pêlo de marta)

 

Como fazer:

Pátina-04

- 1 Lixe a peça de madeira, primeiro com a lixa nº 100 e depois com a nº 150 para remover todos os resíduos antigos. Para os acabamentos mais difíceis, utilize tinner, com auxílio de palha de aço.

- 2 Retira o pó e aplique uma camada da seladora (diluída em tinner na proporção de 2 para 1) com boneca de pano por toda a peça. Deixe secar.

- 3 Lixe mais uma vez, agora com lixa nº 180

 

Pátina-05

 

- 4 Com a estopa, aplique a cera pastosa incolor apenas em algumas partes – os pontos que mais sofreram a ação do tempo, como cantos, puxadores, quinas, etc..

- 5 Aplique na peça uma camada de tinta látex branca (diluída em 10% de água) com pincel macio. Deixe secar por 8 horas.

- 6 Desgaste a peça com lixa nº 180 nos pontos onde houve aplicação de cera para assim obter o efeito nas lascas de tinta. Encere toda a peça para impermeabilizá-la.

 

Outras ideias

(Os valores são apenas sugestivos)

Pátina-06

 

E para todos que gostam, de arte e artesanato apenas por hobby ou profissionalmente como a Daniela e Vânia, eis aqui um Kit que vai fazer a diferença:

“Kit Comece Hoje Mesmo”

da NillPublisherNillPublisher. Ele inclui todos os e-books da NillPublisher que ensinam passo a passo como criar peças maravilhosas artesanalmente. E também ensina como comercializar, dar valores aos objetos e serviços, onde colocar para vendas, endereços de cooperativas com contatos e diretores, endereços de feiras de artesanatos e datas para os eventos em 2015. Inclui também um plano de negócios para se montar um ateliê ou uma loja. E um passo a passo de como iniciar até fidelizarfidelizar seus clientes.

PRÉ LANÇAMENTO PARA DEPOIS DO CARNAVAL, LOGO APÓS O

SORTEIO DA “PRISÃO DE PELÚCIA”.

Após o lançamento, vamos sortear também um Kit Comece Hoje Mesmo. Participem deixando seu nome no formulário.

Abraços

NillDumont

Capa Box Coleção Comece Hoje recortado 01

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, ele é muito importante para nós.