Aprenda a Fazer uma Eficiente News Letter

news letter 09Sabe durante quanto tempo um leitor vê o seu e-mail?

Segundo Jacob Nielsen, perito em usabilidade na web, os utilizadores passam, em média, cerca de 50 segundos a ler um e-mail. Cada vez mais lemos e processamos os e-mails em alta velocidade. Por vezes temos a caixa de entrada inundada com mensagens para resolver, e de forma a termos tempo suficiente para desempenhar as outras tarefas, temos que nos tornar eficiente em lidar com os e-mails que recebemos.

O que é que se pode fazer para que a mensagem que queremos transmitir por e-mail atraia a atenção do leitor para que ele não se sinta tentado a teclar logo na tecla delete? Não tente reinventar a roda. Use estas 5 dicas para criar e-mails que mantenham os seus leitores envolvidos com a sua mensagem e o seu conteúdo.

 

1. Uma estrutura sólida

Para ver as árvores, primeiro é preciso olhar a floresta. Comece com o panorama geral para conseguir delineara estrutura básica da sua mensagem. Desenvolva a hierarquia da sua informação ao determinar os seguintes pontos:

Qual é a informação específica mais importante?

Este é o conceito principal que quer que seu leitor perceba em seu e-mail. Qual é o conceito principal a ser transmitido?

Qual é a segunda informação mais importante?

Pode ser algum tipo de notícia secundária, ou promoção contínua, ou produtos permanentes que você tem para vender, ou uma lista de serviços, etc.

Qual á a informação menos importante?

Esta poderá ser uma informação de contatos e direitos do autor (copyright), termos de serviço e outras coisas do gênero.

Quando desenhar e implementar o layout da sua newsletter, escolha entre uma ou duas colunas. Uma coluna poderá facilitar a atenção do leitor ao centro, no entanto, duas colunas não fica necessariamente atrás, se conseguir colocar o seu conteúdo de forma organizada. Se optar por duas colunas, lembre-se que no mundo ocidental lemos da esquerda para a direita, portanto os tópicos mais importantes deverão estar do lado esquerdo do eclã, porque é para lá que os olhos do leitor irão. É possível criar você mesmo a sua própria newsletter de e-mail em HTML.

 

2. Use imagens, mas não abuse

postmanAs imagens atraem a atenção do leitor, mas fazem com que os e-mails levem mais tempo para carregar, portanto use-as moderadamente. Vários serviços de e-mail têm as imagens desabilitadas. Poderão emitir HTML, mas não as imagens de forma automática, como é o caso comumente do Gmail, onde normalmente se faz necessário “permitir” ver as imagens. Certifique-se que sua mensagem de e-mail possa ser entendida se as suas imagens não forem visíveis de imediato. Para isso, adicione uma descrição “Alt” e “Title” a cada imagem.

Dessa forma, se o leitor não conseguir ver a imagem, ele poderá ao menos ler uma descrição da mesma. Se as imagens desempenham um papel importante no seu e-mail, adicione uma pequena frase na imagem de cabeçalho que mencione algo do gênero: “Para melhor visualização, por favor habilite as imagens neste e-mail”. Note como essa frase só irá aparecer se o leitor tiver as imagens desabilitadas, o que o irá levar a habilitar o modo de imagens.

 

3. Não complique no design

news letter 02No seu cliente de e-mail, quando está escrevendo uma mensagem, você tem acesso á várias fontes e cores que pode escolher. Não complique, escolha uma cor escura e neutra, um cinza ou preto para usar pelo menos no corpo do texto e introdução. Estas serão as áreas de maior importância, que irão dar o contraste com outras cores que poderá em outras áreas de menor contraste.

Lembre-se de usar um tipo de cor apenas para o seu texto de hiperlink. Enquanto que o texto normal poderá ser um cinza escuro ou preto, o texto dos hiperlinks deverá ser o azul padrão, ou então a cor de seu branding ou logotipo para ser congruente com a sua marca ou website.

 

4. mantenha os e-mails curtos

news letter 05Se o leitor apenas lê o seu e-mail durante 50 segundos, então não terá muito tempo para ler a sua mensagem. Pense na sua mensagem como um sumário, e imagine que é um jornalista: faça a cobertura da história principal, dê alguns fatos que suportem a mesma, e faça uma apanhado da coisa com um apelo à ação para dar a entender ao leitor o que eles podem fazer a seguir.

 

5. Não use CAPSLOCK

news letter 01Evite usar letras de caixa alta (caps lock) nos seus e-mails. Primeiro porque representa como se fosse uma pessoa a gritar. o que é bem grosseiro. E segundo, torna-se difícil de ler, porque o ritmo normal de texto inclui letras de caixa alta e letras de caixa baixa. Imagine ler um livro com LETRAS DE CAIXA ALTA.

Seria altamente desconfortável para os olhos. Usar letras de caixa alta torna mais lento o processo de leitura, que é o contrário daquilo que queremos fazer.

Use essas dicas para criar um e-mail dinâmico para que e assim ajude o seu leitor a obter mais tempo de leitura e envolvimento com o autor. Você!

De João Alexandre da E-goi

 

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