Dicas do que NÃO fazer em seu site!

Dicas-de-Web-Design-O-Que-Não-Fazer-No-Seu-Site-04No começo do ano demos uma olhada nas tendências de design para 2013, onde descobrimos o que será importante no mundo do web design para este ano que começa. Web design é um campo criativo e em constante mudança, mas é preciso tomar muito cuidado com certos abusos que ocorrem com certa frequência.

Pensando nisso, queremos mencionar algumas dessas falhas lamentáveis em web design com a esperança de que não irão mais fazer parte de nossa experiência de navegação na Internet

 

Não use múltiplas fontes

Dicas-de-Web-Design-O-Que-Não-Fazer-No-Seu-Site-01A não ser que o objetivo de seu site seja causar dor e problemas de visão, o uso de múltiplas fontes na mesma página é uma péssima ideia (isso já é fato desde os tempos de diagramação de revistas, jornais e livros no famoso e eterno PageMaker). Essa variação é muito confusa para os visitantes do site e atrapalha o fluxo natural de leitura que um bom site deve ter. As fontes não servem apenas para apresentar o texto do seu site – elas criam uma hierarquia e determinam a atmosfera dele, sendo responsáveis por boa parte da experiência de navegação do usuário. A regra básica diz que você não deve usar mais do que duas fontes na mesma página… mas aqui entre nós, uma fonte apenas é suficiente na maioria dos casos:

 

Cuidado com os gradientes

Dicas-de-Web-Design-O-Que-Não-Fazer-No-Seu-Site-02No Web design, os gradientes são usados principalmente para criar uma fusão harmoniosa de cores no fundo de um site. Recentemente eles se tornaram tão populares que é cada vez mais comum encontrarmos um website com este tipo de efeito.

É importante ressaltar que não temos nada contra o gradiente em si, mas eles são, definitivamente, um dos efeitos mais usados no web design. Além disso, alguns sites não só usam os gradientes, mas ABUSAM deles, com um espectro de cores que começa do vermelho, passa pelo amarelo e termina em um verde escuro – tudo em uma tela! Vamos acabar com essa negligência. Use os gradientes moderadamente – ou então não os use.

 

Evite as texturas clichês

Dicas-de-Web-Design-O-Que-Não-Fazer-No-Seu-Site-03As texturas são divertidas e podem realmente iluminar um site. No entanto, algumas texturas são tão comuns que se tornam clichês. Quantos sites você já visitou com um background com textura de papel amassado? Ou uma parede de tijolos? Ao considerar o que usar no background do seu site, veja se você não está apenas repetindo algo que viu em um outro lugar, sem qualquer justificativa racional. Juntos nós podemos vencer as texturas horrendas – faça a sua parte!

 

Chega de página de introdução

Dicas-de-Web-Design-O-Que-Não-Fazer-No-Seu-Site-05Cerca de 80% dos sites que utilizam uma página de introdução o fazem não por necessidade, mas apenas por diversão. Saiba de uma coisa – isso não é muito divertido. A menos que sua página de introdução inclua informações valiosas para uma experiência de navegação – como a escolha do idioma do site ou algo de destaque que os visitantes não devem perder – uma página de introdução é apenas um outro clique desperdiçado e que diminui a taxa de conversão do seu site.

Todo site – especialmente as lojas online – devem minimizar o número de cliques que um visitante precisa dar. Se você tem uma página de introdução, clicar no botão “entrar” significa uma menor chance de que os usuários irão visitar o que importa na sua página. Será que realmente vale à pena ter uma página de introdução?

 

 

Dicas:

Deseja ter seu domínio ABSOLUTAMENTE GRÁTIS? Tipo www.seunome.tk é simples, só clicar aqui e criar o seu!

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, ele é muito importante para nós.